sexta-feira, 8 de junho de 2018

Complexo dos Macaquinhos

Cachoeiras dos macaquinhos/ Alto Paraíso de Goiás - Chapada dos veadeiros

Siga nosso instagram : @awaywith_birds




Nosso primeiro destino na Chapada foi esse complexo, que abrange 5 cachoeiras lindíssimas. Foi sem dúvida um dos pontos altos da viagem, perdendo em beleza só para a Santa Bárbara e o complexo do Prata, que ficam próximos a Cavalcante

Como chegar


Antes de chegar à Chapada, recomendo que você baixe o aplicativo Wikiloc no seu celular (a assinatura é bem barata, coisa de r$ 15,00 por ano e vai fazer você economizar muito em guias e gasolina tentando encontrar o caminho certo)e guarde as trilhas para as cachoeiras que quiser visitar. Esse aplicativo é um gps de trilhas, alimentado pelos próprios usuários, que muitas vezes vai mostrar não só o percurso de caminhada, mas também o caminho pelas estradinhas de terra, evitando que você se perca. Para chegar usamos essa trilha aqui, que foi perfeita:

O acesso ao complexo fica na Estrada Alto Paraíso/Brasília, a cerca de 10km da saída de Alto Paraíso. Depois desse ponto são mais 30km de estrada de terra que demora cerca de 1h para fazer. Você vai encontrar algumas porteiras pelo caminho. É só abrir e seguir. Se você não estiver de 4x4, estacione na placa que marca os 900m para a entrada da propriedade. A partir desse ponto a estrada é íngreme e escorregadia, seu carro de passeio corre o risco de não subir na volta.

A trilha


A entrada para a trilha é passando uma área de camping. Siga até a cabana, onde você vai encontrar alguns mapas e fotos pendurados, vai anotar seu nome no livro e pagar os R$30,00 de entrada. O início da trilha é logo ali ao lado.
A caminhada não apresenta grandes dificuldades técnicas, é bem marcada e aberta, mas por ter muitas pedras, subidas e descidas fica um pouco cansativa. Leve muita água, lanche e vá de calça e bota de trekking. O percurso todo, ida e volta, incluindo a caminhada até o carro, foi de 8km. Se no meio do caminho você tiver alguma dificuldade em encontrar a trilha (principalmente depois de atravessar algumas pedras), dê uma olhadinha no seu wikiloc que vai ficar fácil de se orientar.

As cachoeiras são essas belezinhas aqui, todas com água verde claríssima, cercadas pela mata verdinha e pelas rochas vermelhas. Um espetáculo!

Poço sereno



Pedra furada 



Poço do jump (sim, dá pra pular lá do alto se você tiver coragem)


Cachoeira da caverna

Cachoeira do encontro






Nenhum comentário:

Postar um comentário