quarta-feira, 21 de janeiro de 2015

Chapada Diamantina - 9 dias - Parte 5

Siga nosso instagram : @awaywith_birds


VALE DO CAPÃO


Nossa terceira base na viagem à Diamantina foi essa exótica vilazinha hippie. Saímos de Mucugê sentido Ibicoara, e entramos na estrada de terra sentido Guiné. A estrada até essa cidade é boa, larga, sem muitos buracos. De lá, é possível fazer a trilha para o Mirante do Pati, de onde se tem uma visão legal do vale. Seguindo na mesma estrada, você chega a Palmeiras, que é uma cidade maior e mais bonitinha, e de lá segue as placas até o Vale do Capão.
Antes de chegar à vila você vai passar pela entrada da Cachoeira do Riachinho, por várias pousadas e pela entrada da trilha da Cachoeira da Fumaça, onde tem uma placa grandona da Associação dos Guias Turísticos.
A vila é um lugar muito interessante, parece que você entrou na Delorean e caiu direto nos anos 60! Tudo lá é bem riponga, desde as pessoas pedindo carona o tempo todo, passando pelos restaurantes, pelas lojinhas que vendem roupas indianas e pelo aroma da erva que se sente por toda a parte!
Cuidado com a alimentação por lá, tem alguns lugares em que a higiene é muito menosprezada, depois de um jantar acabamos premiados com um bom e velho piriri! eca!!
Andando pela rua principal, você vai ver vários restaurantezinhos. Tem uma tal de uma pizza lá que dizem que é divina, mas não conseguimos descobrir onde é! (lamentável, em uma vila tão pequena! Se você descobrir por favor coloque aqui nos comentários). Uma ótima pedida é o restaurante Arômata D'Lagoa, que fica na estrada, quase chegando no Riachinho. A comida é simplesmente fantástica! O meu salmão com crosta de tapioca foi sem dúvida a comida mais gostosa da viagem toda!
Vale do Capão - Chapada Diamantina

Vale do Capão - Chapada Diamantina


CACHOEIRA DA FUMAÇA

Essa é a trilha mais popular da Chapada Diamantina, cerca de 15.000 turistas passam por lá anualmente. Por isso, decidimos começar a caminhada bem cedo para poder apreciar a paisagem e tirar nossas fotos antes da multidão chegar.
Saímos da pousada às 7:30, antes do café da manhã. Estacionamos o carro perto da entrada da trilha, tomamos um lanchinho delícia em uma simpática lanchonete que havia por lá e iniciamos mais uma aventura.
Lanchonetezinha Vale do Capão - Chapada Diamantina

Placa que marca o início da Trilha da Cachoeira da Fumaça - Vale do Capão - Chapada Diamantina

A alguns metros da placa que sinaliza o caminho para a trilha, há uma casinha da Associação dos Guias onde você anota seu nome e o horário de entrada (para que eles possam controlar se alguém não voltar por algum motivo) e paga uma contribuição de qualquer valor. Lá provavelmente algum guia vai passar um tempinho tentando te convencer a contratá-lo, mas o guia não é obrigatório e se você tiver um senso mínimo de orientação e de experiência em trilhas, você não vai sentir falta.
A trilha é bem marcada. Logo após a subidona, chegando ao platô de pedra, ela se bifurca. Vá pela trilha da direita, se você moscar e perceber que está chegando próximo a um paredão, volte porque pegou a trilha errada. Este é o único momento em que você pode se confundir. O restante da trilha é bem tranquilo de seguir.
Trilha para Cachoeira da Fumaça - Chapada Diamantina

Trilha para Cachoeira da Fumaça - Chapada Diamantina

Caminhando cerca de mais 1 hora você chega a um riachinho que deve ser atravessado (na época de chuvas é bom se apoiar na corda de segurança, por via das dúvidas). Fiquei embasbacada ao descobrir que esse já é praticamente o início da queda! Poucos metros depois dele você chega ao mirante da Fumaça.... que emoção!
A vista do vale e da cachoeira são incríveis, há uma pedra bem pronunciada sobre o desfiladeiro em que você deita para ver a Fumaça todinha....
Cachoeira da Fumaça - Chapada Diamantina

Cachoeira da Fumaça - Chapada Diamantina

Na volta, uma boa pedida é passar um tempinho relaxando no riacho antes de começar a descer. Começamos a caminhada de volta por volta das 11:30 com um sol de rachar e a quantidade de pessoas que encontramos indo para a Fumaça naquele horário era de impressionar. Sem brincadeira, tinha com certeza mais de 100 pessoas!
Mais uma vez: Recomendo ir cedo, não só para poder tirar as fotos no topo com um pouco mais de tranquilidade, mas também para não ter que subir com aquele sol tão forte.... E vá com a botinha de trekking, de preferência à prova d'água! A trilha estava bem alagada em alguns trechos, e vi várias pessoas andando descalças, com o mizuno pendurado nos ombros, o que não é nem um pouco recomendável.

CACHOEIRA DO RIACHINHO

A entrada dessa cachoeira fica a cerca de 7km da vila, sentido Palmeiras. Quando passar uma pontezinha, estacione ao lado e desça pela trilha. É fácil de achar, porque sempre tem algum carro estacionado por lá.
A trilhazinha é bem curtinha e toda "urbanizada". A cachoeira é bem tranquila e deliciosa para tomar um banho! Recomendo até levar um cooler com alguma cervejinha e outras bebidas se você quiser passar algumas horas relaxando.
A vista de lá também encanta e esse é um lugar muito procurado para assistir ao pôr do sol.
Cachoeira do Riachinho - Vale do Capão - Chapada Diamantina

Cachoeira do Riachinho - Vale do Capão - Chapada Diamantina

Cachoeira do Riachinho - Vale do Capão - Chapada Diamantina


CONCEIÇÃO DOS GATOS

Esse é um lugar que ainda não foi descoberto pelos turistas, é um point quase exclusivo dos locais, Saindo do Vale do Capão em direção a Palmeiras, após cerca de 20km você verá as placas à direita para o povoado de Conceição dos Gatos. Seguindo as placas para o Mirante da Cachoeira, você logo chega a um simpático restaurantezinho, onde paga R$2,50 por pessoa e recebe as instruções para chegar à cachoeira.
É uma graça! Tem um poço delicioso para banho (esculpido com uma ajudinha do dono da propriedade, na verdade) que parece mais uma piscina, ótimo para relaxar e recarregar as energias!
Cachoeira em Conceição dos Gatos - Chapada Diamantina

Cachoeira em Conceição dos Gatos - Chapada Diamantina

Cachoeira em Conceição dos Gatos - Chapada Diamantina
Continua...

Parte 1 - Ibicoara e Cachoeira do Buracão - Chapada Diamantina

Parte 2 - Poço Azul e Poço Encantado - Chapada Diamantina

Parte 3 - Museu do Garimpo e Igatu - Chapada Diamantina

Parte 4 - Cachoeira Encantada - Chapada Diamantina

Parte 6 - Lençóis - Pratinha - Morro do Pai Inácio - Ribeirão do Meio - Cachoeira do Pai Inácio




6 comentários:

  1. Que pena que nao conseguiu achar a pizzaria. Ela fica no centro da Vila, ao lado da igreja.Pizza Integral Capão Grande. Praça São Sebastião, s/n. Vale do Capão-Palmeiras-BA 55 (75) 3344-1138

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Luciana!! Gente, passa lá para provar, todo mundo diz que é fantástico!!

      Excluir
  2. Cara, já estou encantada com a Chapada. Estou com dificuldade em combinar o atrativo com a base que irei ficar. Assim como vcs, alugaremos um carro! Come que faz? rola um improviso msm ou atrativo e base bem definidos antes de partir?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá! Eu recomendo que vocês fiquem em mais de uma base! Como os atrativos são distantes entre eles e vocês estarão de carro, acredito que a melhor opção é escolher os atrativos que vocês querem conhecer e dividir os dias de viagem entre as bases mais próximas de cada um, assim vocês evitam perder tempo em deslocamentos desnecessários e economizam na gasolina também! Considerem por exemplo que chegar ao Vale do Capão saindo de lençóis ou Ibicoara pode levar 2 horas por conta das condições da estrada, então quando forem conhecer a vila, ou a Fumaça, Riachinho, Conceição dos Gatos é melhor que vocês estejam dormindo por lá.

      Excluir
  3. Ola! Adorei o seu blog. Estou indo agora em julho para Chapada e seguindo todas as suas diquinhas. Chegaremos dia 14 em SSA, pegaremos um carro e seguiremos para em Igatu (chegaremos ainda pela manha por volta das 10hs). De la tentaremos ja olhar o poço encantado/azul (espero que dê, rsrs). De 15 a 17 estarei em Ibicoara. Depois estou num impasse de como ir ao Capao. Pelos comentarios a estrada é de terra. Mas é tranquila? O que voce acha? Obrigada desde ja. Abraçs

    ResponderExcluir
  4. oi, tudo bem?! onde vocês se hospedaram no vale do capão?

    ResponderExcluir